Entre em contato

(61) 3443-3950

Como Chegar

Acesse o Mapa

IMPLANTES DENTÁRIOS

QUAIS OS TIPOS DE IMPLANTE DENTÁRIOS?

Os implantes dentários estão se tornando cada vez mais populares entre as pessoas, pois são suportes ou estruturas de titânio posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre ele.

Quanto custa um implante dentário?

Não existe uma regra geral sobre quanto custa um implante dentário, uma vez que esse tratamento é feito de forma personalizada para cada paciente. Sendo assim, ele terá um custo diferente em cada situação.

Um dos motivos que levam a essa variação de preços é o tipo de implante que será feito. Existem procedimentos distintos para atender a diferentes casos clínicos. Alguns pacientes precisam substituir somente um dente; outros, perderam vários, e também há aqueles que não têm nenhum dente.

Assim, é preciso consultar um implantodontista preferencialmente aqui no instituto caiado de odontologia localizado na asa sul, Brasília, DF. Para ter um orçamento preciso, levando em consideração as necessidades do paciente. O que podemos dizer é que, de fato, esse é um investimento que costuma ser mais alto em comparação com as populares dentaduras.

Essa variação de preço se dá porque, para colocar implantes, são necessárias diferentes etapas. Por causa dessa complexidade, trata-se de um valor maior, mas com um custo-benefício que vale muito a pena.

Principais Tipos de implantes dentários.

Não importa o que ocasionou a perda de dentes, é possível fazer a reabilitação do paciente completando sua arcada dentária.

O paciente pode ter perdido um dente, diversos em sequência, em pontos separados ou todos eles.

Em cada caso, podemos adotar um dos tipos de implantes dentários.

Veja a seguir quais são os principais tipos de implantes dentários e suas diferenças.

Implante dentário unitário: para quem perdeu um dente.

O implante unitário é aquele em que utilizamos um pino para cada dente perdido.

Ele pode substituir apenas um dente natural perdido ou vários, mas em pontos diferentes da boca (os dentes perdidos não podem ser sequenciais, por exemplo).

É indicado tanto para as regiões estéticas do sorriso quanto para as áreas posteriores (dentes do fundo).

Implante dentário dois por três (2 x 3): para quem perdeu três dentes.

O implante 2 x 3 (dois por três) é indicado para pessoas que perderam três dentes em sequência.

Nesse caso, é utilizada uma prótese inteiriça com 3 dentes artificiais.

São fixados 2 pinos nas extremidades para sustentar a primeira e a última prótese, mas a do meio não é presa ao osso, mas sim aos dentes dos extremos.

Tem uma estrutura semelhante a uma ponte.

Implante com prótese protocolo: para quem perdeu todos os dentes.

O implante com prótese protocolo é indicado para pacientes que perderam todos os dentes.

O implantodontista fixa de 4 a 8 pinos no osso alveolar e, sobre eles, é fixada uma prótese completa feita sob medida para o paciente.

Ela permanece presa na boca e não pode ser retirada, senão pelo especialista.

Implante com prótese overdenture, 4 implantes de overdenture, arco superior, renderização 3d : outra opção para quem perdeu todos os dentes.

Esse tipo de implante é semelhante àquele com prótese protocolo (também indicado para pacientes desdentados).

Porém, um pouco menos sofisticado. O implantodontista fixa de dois a seis pinos em pacientes totalmente desdentados, prendendo também uma prótese completa sobre eles.

No entanto, ela pode ser removida pelo paciente.

Implante Carga imediata com Protocolo All On 4.

Toda a arcada, restaura a dentição completa com quatro implantes sob carga imediata sem enxerto ósseo.

Através da inclinação dos dois implantes posteriores, podem ser utilizados implantes mais longos em volume ósseo diminuído, aumentando assim o contato entre o osso e o implante e reduzindo a necessidade de aumento de osso vertical (enxerto de osso).

Os implantes inclinados posteriores podem ser melhor presos em osso mais forte, reduzindo o número de dentes sem apoio e melhorando o suporte da prótese.

Diferente de outras técnicas de implante dentário, o implante com carga imediata tem como principal diferencial o tempo reduzido para a colocação da prótese.

Isso porque, nos implantes com carga imediata, o dentista já pode fazer a instalação da prótese logo após a cirurgia de implantação do pino de titânio (que dará sustentação para a prótese).

É importante deixar claro que as próteses utilizadas nos implantes com carga imediata são temporárias e devem ser substituídas de tempos em tempos, de acordo com a recomendação do seu dentista.

Qual a diferença entre implante e prótese dentária?Essa é uma dúvida comum até de pacientes que querem saber mais sobre os tipos de implantes dentários, já que ambos servem para substituir dentes perdidos.

Porém, a grande diferença entre implante e prótese dentária é que o implante é uma estrutura fixa, enquanto a prótese convencional é removível.

Por isso, inclusive, é que o implante dentário é considerado uma evolução em relação à prótese de dentes, sendo o tipo de tratamento mais desejado por quem sofre com a perda dentária.

Outra grande diferença é com relação aos resultados de cada tratamento.

O implante, por exemplo, oferece uma estrutura que se assemelha muito mais ao dente natural, tanto na função quanto na aparência, em comparação com a prótese dentária.

E qual a diferença entre pivô e implante dentário? Outra dúvida muito comum.

A principal diferença entre o pivô (pino) e o implante dentário é com relação à indicação de cada tratamento:

O implante é recomendado para quem perdeu toda a estrutura do dente (inclusive a raiz), enquanto o pivô é indicado para quem ainda possui a raiz preservada.